• Uma bagunça perfeita: Como aproveitar as vantagens da desordem

Uma bagunça perfeita: Como aproveitar as vantagens da desordem

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$42,50



Onde a criatividade pode se expandir melhor, em ambientes ordeiros ou em meio ao caos? Para o professor de Administração da Universidade de Columbia Eric Abrahamson e para o jornalista David H.Freedman, autores de Uma bagunça perfeita – Como aproveit ar as vantagens da desordem, é longe dos escritórios assépticos e das mesas limpas que surgem as melhores idéias para levar a prosperidade às empresas. O planejamento rigoroso e o excesso de organização podem bloquear a imaginação, afirmam Abrahamson e Freedman, que, no livro, apresentam casos de sucesso de desorganização crônica aliada a bons resultados tanto no campo empresarial quanto no artístico. Uma bagunça perfeita apresenta – de forma clara e ordenada – os diferentes aspectos da desorgan ização que estressa boa parte das mães e dos chefes em escritórios. Já as mesas cobertas por pilhas de papel, os armários atulhados de objetos que não servem para nada além de recordações saudosistas, as plantas que se espalham por jardins sem qualqu er cuidado urbanístico, e até as lutas de vale-tudo (bem menos perigosas para seus participantes do que as de boxe) são alguns dos exemplos positivos apontados pelos autores, que traçam um histórico do culto à organização na sociedade contemporânea, algo que teria raízes culturais milenares - a primeira associação de que arrumar é uma atividade ligada à bondade e à pureza do espírito estaria na Bíblia, que no Gênesis traz Deus com a tarefa primordial de dar alguma ordem ao caos que antecede a cr iação do universo. A noção generalizada sobre a necessidade da organização surge apenas no fim do século XIX, quando arquivistas e bibliotecários ficam encarregados da catalogação de documentos diversos, à medida que as empresas se tornam mais comple xas. Em 1911, surge o primeiro livro sobre o assunto, The Principles of Scientific Management, que estimula o mundo dos negócios a declarar a desorganização um inimigo do progresso. Atualmente existem cerca de 4 mil organizadores profissionais nos Es tados Unidos, onde a indústria de produtos para a arrumação de escritórios ou lares – como arquivos sanfonados e processadores domésticos de etiquetas – fechou o ano de 2006 com vendas em torno de U$ 6 bilhões, que deverão ultrapassar U$ 7,6 bilhões em 2009. A Associação Nacional de Organizadores Profissionais americana tem promovido um evento anual, o Get Organized Month (Mês de se Organizar), em janeiro, voltado para empresas de todos os setores. O objetivo é a otimização de espaços e do tempo

Código: 9788532522665
EAN: 9788532522665
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,10
Especificação
Autor David H.; Abrahamson, Eric
Editora ROCCO
Ano Edição 2008
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.