• UM HOMEM NO BURACO

UM HOMEM NO BURACO

  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$69,00



Caminhando entorpecido à noite, pela cidade, um homem cai em um buraco. Muito assustado, percebe que só não caiu mais por conta de arbustos, pedras e galhos que o seguraram. Pela manhã, começa a pedir ajuda aos transeuntes, mas ninguém o ajuda. Por f im, o homem consegue sair sozinho e percebe que não foi tão difícil assim.

Um homem no buraco é a adaptação ilustrada de um conto do escritor proletário Lucien Jean (1870-1908) relembrado e narrado em carta enviada da prisão por Antonio Gramsci e m junho de 1932 para sua esposa Iulca (apelido de Giulia Schucht). Durante seu cárcere, Gramsci escreveu diversas cartas nas quais narrou ou traduziu contos populares e reviveu memórias de sua infância na Sardenha como forma de se comunicar com os fi lhos e os sobrinhos. São alguns desses textos que formam a coleção Nino, da Boitatá. Um homem no buraco é o segundo título da coleção, precedido por O rato e a montanha (2019). Raysa Fontana ilustra a história com cores vivas.

Na edição de 3 de d ezembro de 1919, o jornal L’Ordine Nuovo publicou uma tradução resumida do conto de Lucien Jean acompanhada por uma apresentação, provavelmente redigida por Gramsci, chamando atenção para a exigência do movimento proletário de desenvolver “formas pró prias” e “instituições próprias”, ou seja, mover-se a partir da própria inteligência e ânimo. Analisando as palavras de Gramsci, tanto no texto para o jornal quanto nas cartas trocadas entre ele e Iulca, vê-se a interpretação do autor em relação ao c onto, uma alegoria sobre a necessidade de pensar de maneira independente e buscar soluções por conta própria.

Código: 9786557172957
EAN: 9786557172957
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 22,50
Largura (cm): 24,50
Espessura (cm): 3,00
Especificação
Autor ANTONIO, GRAMSCI
Editora BOITATA
Ano Edição 2023
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.