• Estado E Capital Ferroviário Em São Paulo: A Companhia Paulista De Estado De Ferro Entre 1930 E 1961

Estado E Capital Ferroviário Em São Paulo: A Companhia Paulista De Estado De Ferro Entre 1930 E 1961

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A publicação deste livro ocorre em um momento em que o tema sobre o sistema ferroviário nacional vem sendo debatido em diversos fóruns nacionais e internacionais.

Desde o debate sobre a viabilidade do TAV (Trem de Alta Velocidade) até as proposta s de preservação/restauração do patrimônio ferroviário, a discussão sobre o papel das ferrovias hoje no Brasil vem assumindo uma crescente importância, seja como estratégia de desenvolvimento nacional, seja como uma opção de negócios ao empresariado. Partindo da análise sobre o início do estabelecimento da infraestrutura de transporte terrestre de São Paulo durante o período colonial, o autor avança na cronologia histórica ao discutir a origem e a implantação da Companhia Paulista, a politica e a legislação ferroviária, os Planos Nacionais de Viação e os diversos conflitos de interesse envolvendo o estado brasileiro, em comparação às outras ferrovias brasileiras, e as causas que a levam à estatização em 1961.

Dialogando com diversas ve rtentes da historiografia nacional e internacional, este livro mostra a importância de fatores políticos que, somados às dificuldades de ordem técnico-econômica, são fortes, além de novas evidencias que ajudam a esclarecer porque em meados do século XX as ferrovias perderam sua hegemonia no transporte de longas distancias diante da expansão de carros, ônibus e caminhões.

Código: 9788579391590
EAN: 9788579391590
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,00
Especificação
Autor Guilherme, Grandi
Editora ALAMEDA
Ano Edição 2013
Número Edição 1

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