O ambiente empresarial atual impõe às empresas, independentemente de seu setor de atuação ou de seu porte, uma intensa necessidade de coletar e analisar grandes massas de dados. Tanto o estabelecimento de estratégias corporativas como a condução de s ua operação requerem informações que os subsidiem, as quais derivam de dados coletados e analisados por meio de técnicas analíticas. O espaço para decisões mal fundamentadas, suportadas predominantemente ou totalmente por critérios intuitivos, há mui to está limitado.
Este livro apresenta uma abordagem teórica introdutória e com aplicação prática sobre analítica de dados aplicada à gestão empresarial com uso de uma ferramenta presente em todas as organizações, a planilha eletrônica Excel®. Ana lítica de dados refere-se às técnicas e às ferramentas voltadas à captura de dados e sua posterior análise com o intuito de gerar informações relevantes à tomada de decisão.
No contexto atual, inúmeras ferramentas computacionais suportam estas ati vidades analíticas.
Apesar da planilha eletrônica Excel® não ser uma ferramenta originalmente concebida para analisar dados, ao longo dos anos, ela passou a incorporar funcionalidades que a habilitam a servir como motor de análise de dados e apresen tação de resultados, permitindo assim que empresas de diferentes portes tenham informações detalhadas de seus negócios, subsidiando o processo de decisão.
Ademais, é fácil perceber que é uma ferramenta bastante difundida em vários níveis hierárqui cos das empresas, o que sugere a pertinência e a potencialidade do seu uso por parte dos executivos.
O propósito deste livro é apresentar uma introdução conceitual à analítica de dados, explorando-a de forma que o leitor tenha uma boa compreensão de suas possibilidades, e mostrar seu uso aplicado em uma empresa hipotética por meio das funcionalidades existentes no Excel®.
A ideia central é unir teoria e prática, dando condições ao leitor de desenvolver soluções de analítica de dados adequada s às suas necessidades e alcançar melhores resultados pela geração de informações relevantes.
O ambiente atual de negócios, no que se refere ao contexto deste livro, apresenta duas características de destaque.
A primeira é a extensa disponibilida de de dados para as organizações coletarem e analisarem, tanto de origem interna como externa.
A segunda característica é o poder de armazenamento, processamento e análise proporcionados pelas ferramentas de tecnologia de informação.
Nesse ambien
Código: |
9788550815022 |
EAN: |
9788550815022 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Veras, Marques |
Editora |
EDITORA ALTA BOOKS |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |