• Supremo Em Transormação: Do Recato Institucional Ao Protagonismo Político (1980-presente)

Supremo Em Transormação: Do Recato Institucional Ao Protagonismo Político (1980-presente)

  • Disponibilidade: Pré Venda
  • R$69,00



Supremo em Transformação vai além de uma simples crônica sobre a história recente do STF. Em uma República, as leis deveriam nascer do debate popular, não da caneta de um juiz. O Brasil, contudo, testemunha uma era de protagonismo judicial sem preced entes, onde as fronteiras entre os Poderes se tornaram perigosamente fluidas. Supremo em Transformação investiga como o STF deixou de ser um poder discreto para se tornar o epicentro das disputas políticas. A obra expõe como a omissão do Congresso e o vácuo de poder criaram o cenário para um Judiciário que não apenas interpreta leis, mas dita a agenda política do país, transformando ministros em celebridades e conduzindo inquéritos controversos. Este livro mapeia a jornada que levou a Corte a es se papel central e questionável, analisando as consequências para o Estado de Direito. Uma reflexão sobre a metamorfose que redesenhou o poder no Brasil, revelando os riscos e as tensões de uma democracia sob constante pressão.
• Quando a toga assum e o papel da tribuna, a quem os juízes devem responder: à Constituição ou à opinião pública?
• A judicialização da vida cotidiana é a solução para os impasses da política ou o sintoma mais grave de uma democracia em crise?
• Em um país governado po r decisões liminares e ativismo judicial, qual o verdadeiro peso da soberania do voto?
Este livro não oferece respostas fáceis, mas acende um alerta com as perguntas essenciais para se entender o Brasil contemporâneo. Uma análise indispensável sobre poder, justiça e os rumos da nossa democracia, que convida o leitor a refletir: quem, de fato, governa o Brasil?

Código: 9786554274357
EAN: 9786554274357
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 15,70
Espessura (cm): 1,00
Especificação
Autor Sidney, Stahl
Editora EDICOES 70
Ano Edição 2026
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.