Neste livro, as autoras nos convidam a refletir sobre o modo como as relações de gênero permeiam as práticas educativas, em particular as que se constituem no âmbito da Educação Matemática. Destacando o caráter discursivo dessas relações, a obra entr elaça os conceitos de gênero, discurso e numeramento para discutir enunciados envolvendo mulheres, homens e matemática. As autoras elegeram quatro enunciados que circulam recorrentemente em diversas práticas sociais: “Homemé melhor em matemática (do que mulher)” “Mulher cuida melhor...mas precisa ser cuidada” “O que é escrito vale mais” e “Mulher também tem direitos”. A análise que elas propõem aqui mostra como os discursos sobre relações de gênero e matemática repercutem e produzem desigualda des, impregnando um amplo espectro de experiências que abrange aspectos afetivos e laborais da vida doméstica, relações de trabalho e modos de produção, produtos e estratégias da mídia, instâncias e preceitos legais e o cotidiano escolar.
Código: |
9788575265086 |
EAN: |
9788575265086 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Maria Celeste Reis Fernandes De; Fonseca, Maria Da Conceição F. R. |
Editora |
AUTENTICA |
Ano Edição |
2010 |
Número Edição |
1 |