• Psicologia Cultural Da Mídia

Psicologia Cultural Da Mídia

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$39,90



“As representações difundidas pela mídia são um reflexo da realidade ou contribuem para construí-la?” Chega ao Brasil, numa coedição do selo A Girafa e Edições SESC SP, o livro "PSICOLOGIA CULTURAL DA MÍDIA", do italiano Giuseppe Mininni, professor d e Psicologia da Comunicação e de Psicologia da Cultura da Universitá Degli Studi de Bari, Itália. O ensaio, no qual o autor questiona o reflexo da mídia em nosso comportamento, examina as questões principais da comunicação de massa a partir de um pon to de vista psicológico. Mininni recorre à perspectiva da Psicologia Social, de orientação cognitiva, para produzir uma investigação psicológica das relações que acontecem nas influências e interações entre a mídia e o seu público, usuário ou recepto r. “Os ‘usos’ que as pessoas fazem da mídia são guiados pelas ‘gratificações’ esperadas, isto é, pelo fato de ela ser considerada capaz de satisfazer às necessidades essenciais para o bem-estar individual e social. De fato, neste texto se mostrará co mo uma versão mais refinada dos ‘Usos e Gratificações’ seja possível de ser formulada em termos de ‘Significados e Motivações’, com o objetivo de apanhar a ligação entre disposições psicológicas, fatores sociais e contextos situacionais, segundo a qu al as pessoas recorrem à mídia para corroborar suas identidades pessoal e social”, avalia o autor. O livro examina as questões principais da comunicação de massa a partir de um ponto de vista psicológico. No primeiro capítulo, circunscreve-se a esfer a da intervenção psicológica, fazendo referência a um modelo capaz de explicar de que modo os meios de comunicação de massa intervêm em muitos dos processos que permitem a construção do Si pessoal, gerindo os significados atribuídos às interações soc iais possíveis no âmbito de uma cultura compartilhada. Esses processos estão esquematizados no “paradigma dos dois is e dois ds” (“Influenciar / Informar / Divertir / Dominar a Internet”), cujas problemáticas são tratadas, respectivamente, no segundo , no terceiro, no quarto e no quinto capítulos.

Código: 9788577190287
EAN: 9788577190287
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,10
Largura (cm): 15,90
Espessura (cm): 1,40
Especificação
Autor Mininni, Giuseppe
Editora A GIRAFA
Ano Edição 2008
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.