Este livro reúne ensaios articulando relações entre cinema e psicanálise. Sua base de questionamentos diz respeito a fronteiras entre ficção, verdade e real, articulação tomada de formas distintas em cada um dos campos, mas que não deixa de produzir encontros. A produção cinematográfica tem permitido aos psicanalistas avançarem na apresentação de questões caras à clínica, na medida em que no cinema é posto em ato um fazer com os elementos que nela se apresentam. Podemos acompanhar esses encontr os nos trabalhos aqui reunidos. Uma das questões, que imediatamente apreendemos na leitura, diz respeito a um desarranjo no que corriqueiramente entende - mos por ficção. Pelo cinema percebemos que a ficção produz efeitos, principalmente quando esca pa ao entendimento e, de forma velada, insiste em restos, seja em pensa - mentos, no ter que falar sobre o filme, ou mesmo em sonhos. Somente por essa questão poderíamos já atestar, com Lacan, uma verdade com estrutura de ficção. O outro elemento, a ser destacado nas abordagens, diz respeito ao que Lacan nomeou como real. Se o cinema não se propõe como uma tela da realidade, certamente algo do real é buscado em muitas de suas produções. Seja em análises de um olhar que produz angústia, ou ? ta l como ressaltado em um dos artigos ? nos sinistros pássaros de Hitchcock.
Código: |
9788584440597 |
EAN: |
9788584440597 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,50 |
Especificação |
Editora |
NVERSOS |
Ano Edição |
2015 |
Número Edição |
2 |