Quais são as possibilidades de enfrentamento ao racismo no cotidiano escolar, sobretudo quando compromete o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças negras? Como uma educação antirracista interpela nossa formação e prática docentes? Considerando essas questões e os desafios propostos por elas, convidamos você, leitor, a conhecer o conjunto de trabalhos reunidos na presente obra, que busca ampliar o debate sobre as infâncias e a educação das relações étnico-raciais. Os caminhos trilhados pela s autoras, aqui compreendidas como professoras-pesquisadoras, são diversos e igualmente importantes. Seus trabalhos versam a respeito do que já foi produzido no campo educacional acerca da temática tencionam a gestão escolar para que a escola se com prometa com a equidade racial enfatizam a urgência da formação de professores, além de compartilharem relatos sobre práticas pedagógicas antirracistas com as crianças. Cada autora, a seu modo, nos mobiliza a compreender que é fundamental sensibiliza r nosso olhar e nossa escuta no contexto escolar, a fim de incorporar as relações étnico-raciais em nossa agenda de luta antirracista, seja por meio da divulgação do resultado de nossas pesquisas, seja por meio da reelaboração de nossas práticas. Por fim, é importante destacar que o livro também visa contribuir com a implementação da Lei n. 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições escolares, uma vez que a partir de la as questões relacionadas ao racismo e ao antirracismo ganharam maior visibilidade no campo educacional brasileiro.
| Código: |
9786556502007 |
| EAN: |
9786556502007 |
| Peso (kg): |
0,000 |
| Altura (cm): |
21,00 |
| Largura (cm): |
14,00 |
| Espessura (cm): |
1,00 |
| Especificação |
| Editora |
PAPIRUS |
| Ano Edição |
2025 |
| Número Edição |
1 |