O trabalho de Paloma Bosquê parte da investigação da transformação da matéria e sua dimensão tátil – textura, densidade, equilíbrio – para combinar elementos orgânicos e inorgânicos em formas e signos que questionam os limites entre o natural e o art ificial. Realizadas a partir de materiais como pedra, gesso, lã, fibra de algodão, cera de abelha, tripa de colágeno e metais diversos, as esculturas e colagens de Bosquê são a base do livro Matéria. A edição bilingue traz, além de imagens das obras, um ensaio da curadora e escritora Catalina Lozano e uma conversa da curadora Fernanda Brenner com a artista.
O trabalho de Paloma Bosquê busca o conhecimento a partir do oposto, do espelho, vislumbrando o mistério da existência por meio da a explor ação do corpo. Na entrevista a Fernanda Brenner, a artista explica que da dimensão tátil lhe interessa o que é tangível: a corporeidade como a parte apreensível do mundo. Para ela, a materialidade dos corpos nos oferece um vislumbre do mistério que n os constitui.
A publicação apresenta ainda, ao longo das páginas, pequenos textos de autoria da artista, que dialogam com suas obras. Ao longo de 2020, a mudança de ritmo imposta pela pandemia fez Paloma Bosquê se debruçar sobre alguns escritos a ntigos, escrever novos e se dedicar a organizá-los. Para Catalina Lozano, a obra de Paloma escapa à legibilidade, se dirigindo a outras funções do nosso corpo, mas “a fluidez de sua linguagem escrita corre paralelamente às maneiras como suas obras to mam forma, crescem, criam um espaço ou se misturam umas às outras”.
Sobre a artista
Paloma Bosquê nasceu em Garça, interior de São Paulo, em 1982. Sua prática artística parte da investigação da materialidade para questionar o lugar do visível c omo elemento definidor da realidade. Em suas esculturas e instalações a matéria funciona como canal de acesso para uma dimensão que se encontra para além da linguagem. Suas exposições recentes incluem noite não noite sim, Mendes Wood DM, São Paulo (2 020), Dark Matter, Blum and Poe, Tóquio (2020), In the Hot Sun of a Christmas Day, Mendes Wood DM, Nova York (2019), Inventário, Mendes Wood DM, Bruxelas (2018), O Oco e a Emenda, Museu da cidade, Lisboa (2017), Campo, Mendes Wood DM, São Paulo (2016 ) e O Incômodo, Pivô, São Paulo (2015).
Sobre as autoras
Catalina Lozano nasceu em Bogotá, em 1979. É pesquisadora e curadora independente, vive na cidade do México. A análise de narrativas coloniais e a desconstrução da divisão moderna entre