O lugar do público não é uma questão nova em cultura e arte. Desde sempre, artistas e os que pagavam para que existisse arte (a cultura existe por si mesma, quase) queriam saber se uma obra iria agradar, alcançar seus objetivos. As respostas que enco ntravam eram mais imediatas e intuitivas, menos sofisticadas (lembrar que ''''''''sofisticado'''''''' quer dizer também falso, enganoso, artificioso) que as de hoje. Mais tarde, por um lado, deixou-se de acreditar no valor intrínseco da arte e da cultura, qu e não mais comovem por si mesmas os que decidem sobre ela, por outro, os instrumentos de investigação tornaram-se mais complexos e sofisticados (ou ''''''''sofisticados''''''''), terceiro, a ideia de democratização da cultura e da arte deslocou para o foco d o público uma reflexão (ou política) antes voltada para o produtor, o artista. E quarto, mais relevante, transformações tecnológicas alteraram radicalmente cultura e arte bem como seu público, seus criadores e seu lugar na sociedade.Este livro ofer ece uma visão de conjunto dos rumos desta disciplina que responde pelo nome de ''''''''estudos de público'''''''', do que se fazer para desenvolvê-la e, também, de modo indireto, de como evitar os excessos visíveis no interior desse território de investigaçã o que corre o risco de tornar-se autônomo e desligado das preocupações reais dos criadores e dos destinatários da cultura e da arte.As linhas de pesquisa propositivas e positivas emergem aqui ao redor de cinco eixos: 1) a cultura como componente de u ma economia e uma sociedade ''''''''em movimento'''''''', sem referentes fixos, 2) a mudança nos modos de consumo de cultura e arte, 3) o novo papel simbólico da cultura e da arte, 4) os novos rumos da produção, difusão e mercado da cultura, 5) as possibilid ades de planejamento da cultura e da arte.E ao lado delas, como marcas d’água de sinal contrário, as ideias que configuram as armadilhas criadas pelos ''''''''estudos de público'''''''' para si mesmos, a cultura e a arte: 1) a tecnocratização da política cul tural e, portanto, da cultura e da arte, 2) a ideia de que o consumo da cultura e da arte pode ser medido por índices, 3) a ideia de que mais estudos estatísticos e sociológicos levarão ao perfeito equacionamento do ''''''''problema da cultura'''''''', 4) a utopia de que uma instituição cultural pode ser orientada a cumprir ''''''''mais democraticamente'''''''' seu papel graças ao seccionamento dos conjuntos da cultura e da arte e, em especial, de seus públicos (o local, o regional, o nacional, o de ''''''''gênero''
Código: |
9788573214505 |
EAN: |
9788573214505 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Mélanie; Goldstein, Bernardette |
Editora |
ILUMINURAS |
Ano Edição |
2014 |
Número Edição |
1 |