O livro que o leitor tem em mãos propõe um caminho fértil para a abordagem das novas formas conceituais, poéticas narrativas que hoje estão sendo experimentadas em meios e suportes não-lineares, como as memórias de acesso aleatório dos computa dores, as redes telemáticas e dispositivos de armazenamento tais como CD-ROMs, CD-Is, laserdises, DVD, etc. Sabemos que esses meios e suportes possibilitam uma recuperação interativa dos dados armazenados, ou seja, eles permitem que o processo de "leitura''''''''" seja cumprido como um percurso, definido pelo próprio "leitor" (agora chamado de usuário), ao longo de um universo textual e audiovisual onde todos os elementos são dados de forma simultânea. Nesses novos formatos de estrutur ação de textos, imagens e sons, o usuário pode entrar no dispositivo a partir de qualquer ponto, seguir para qualquer direção e retomar a qualquer "endereço" já percorrido. A disponibilidade instantânea de todas as possibilidades articulatórias do si stema verbo-áudio-visual favorece uma arte da combinatória, uma arte permutativa, definida mais pelas suas leis de articulação, pelo algoritmo combinatório, do que pelas soluções apresentadas como definitivas e acabadas. Passados os primeiros momentos de euforia com a descoberta das possibilidades das novas máquinas, passado o deslumbre diante da pura novidade técnica da interatividade, é chegada a hora da verdade, quando artistas, criadores, críticos e investigadores em geral (e não apen as técnicos de laboratório) deverão propor formas mais orgânicas e novas estruturas narrativas adequadas para as arquiteturas permutativas. Aqui aparecem realmente as dificuldades, pois, a rigor, não temos uma tradição de obras interativas em que nos baseamos. Quando o cinema surgiu, ele foi buscar seus modelos narrativos na literatura e no teatro. Onde deveríamos buscar modelos discursivos para as novas mídias? Estamos aparentemente diante de uma situação de tabula rasa: tudo parece que deve ser pensado a partir da estaca zero. Lucia Leão não parece concordar com a ideia de uma tabula rasa. Neste seu luminoso livro, ela propõe um caminho de análise, uma alternativa de abordagem capaz de recolocar a questão da hipermídia dentr o do grande panorama das culturas humanas de hoje e de sempre. O que ela propõe basicamente é pensar a hipermídia a partir da metáfora do labirinto, partindo da consideração de que as novas formas midiáticas reproduzem com perfeição a estrutura intri
Código: |
9788573210934 |
EAN: |
9788573210934 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Especificação |
Autor |
Leão, Lucia |
Editora |
ILUMINURAS |
Ano Edição |
2000 |
Número Edição |
1 |