• O ABANDONO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: PISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DESCOLONIAL

O ABANDONO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: PISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DESCOLONIAL

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$69,70



Três palavras sintetizam este trabalho: matemática, filosofia e poesia.

O que era para ser uma investigação sobre a licenciatura da educação do campo com habilitação em matemática, tratada com base na educação popular, tornou-se um estudo de rela tiva abrangência quando a complexidade da proposta exigiu que o autor adentrasse as veredas históricas da educação no Brasil.

A constante busca por dados e fatos que dessem conta de percorrer, com uma visada crítica, os meandros históricos e filo sóficos do ensino no Brasil, das escolas jesuíticas às atuais escolas do campo, norteou a trajetória de Alberto Luiz Pereira da Costa por diversas veredas epistemológicas que, de início, pareciam inconciliáveis, mas que, ao fim e ao cabo, acabaram co nvergindo para a comprovação das hipóteses e para o estabelecimento de algumas respostas às inquietações que se impuseram ao longo da pesquisa.

Aliando espírito crítico e sensibilidade poética, o autor visitou poetas e filósofos como Pessoa e Dru mmond, Benjamin e Foucault, para tratar de questões que relacionam educação, ensino da matemática, história, política e resistência – resistência, aliás, por suas múltiplas faces. Por um lado, resistência ao cumprimento do estágio supervisionado em m atemática, o que o autor atribui, em parte, não à simples apatia da comunidade universitária, mas também à forte vinculação do plano de estágio analisado a práticas educacionais não condizentes com a realidade do público-alvo: o aluno do campo. Por o utro, resistência política e ideológica à implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo na instituição federal investigada e esta se sobressaiu como uma das maiores preocupações do autor deste trabalho. Foram os referidos entraves políti cos-ideológicos e as inquietações relacionadas que impulsionaram a busca, nos quatro capítulos que compõem este trabalho, dos porquês por trás das estatísticas e das contradições do sistema educacional brasileiro.

Causou espanto ao autor de O Aba ndono da Educação do Campo no Brasil: pistas para uma educação matemática descolonial o fato de existirem ainda algumas escolas, inclusive nas zonas rurais e nas periferias do Brasil, que adotam grades de ferro para manter os alunos no interior dos e stabelecimentos, à semelhança das escolas do século XVIII, as quais, segundo Foucault (2007), ordenavam os alunos por “classe” e “fileiras” para mantê-los sob os “olhares do mestre”. Ao seguir os rastros dessas práticas, deparou-se, ainda nos tempos

Código: 9786553611795
EAN: 9786553611795
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 3,00
Especificação
Autor DA, COSTA
Editora KOTTER
Ano Edição 2023
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.