A obra Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos reúne quinze trabalhos de pesquisadores dedicados à reflexão e à sistematização da prática científica no campo dos estudos organizacionais. Distantes da pretens ão de dominação e manipulação dos objetos, os trabalhos admitem o conhecimento científico como autoconhecimento, como processo de reformulação de crenças, e identificam-se com o fato de que a abertura à experiência do saber modifica e constrói o próp rio pesquisador.Resultado de cinco anos de planejamento, organização, autorreflexão e interação com os autores, esta publicação nasceu do interesse no debate epistemológico e metodológico no campo organizacional. Situado entre a retomada de textos pu blicados e a necessidade de prosseguir com textos inéditos, a construção do livro foi acompanhada pela criação lenta e tácita de uma visão qualitativa integrada. Os debates nas sessões de pesquisa dos encontros científicos, nos últimos anos, permitir am, por meio da discussão e da aproximação entre as pessoas, o surgimento da identificação e do entendimento comum entre os autores acerca do objeto do livro: a visão qualitativa nos estudos organizacionais. A concepção das estratégias e métodos de p esquisa propostos na obra indica que compreender fenômenos organizacionais exige práticas que conduzam a construção de um conhecimento intersubjetivo e compreensivo. Portanto, os capítulos tendem a indicar caminhos para examinar as produções signific ativas dos próprios sujeitos - discursos, relatos, imagens, representações - geradas e construídas por atores, de forma dialógica, revelando experiências vivenciadas em seus próprios contextos sociais e históricos. Destinada a pesquisadores e estudan tes que começam a perceber modificações em seus pressupostos durante a realização de pesquisa, questionando suas certezas prévias e produzindo novas concepções, a obra Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais introduz a incerteza da compreensã o e da interpretação no interior das estratégias e métodos de pesquisa analisados. A intenção dos autores é compartilhar experiências metodológicas de forma sistematizada, mas sem a ilusão de prescrever, uma vez que a criação de práticas de pesquisa é protagonizada pela própria comunidade científica, constituindo a pluralidade metodológica e incentivando o debate epistemológico.
| Código: |
9788502102439 |
| EAN: |
9788502102439 |
| Peso (kg): |
1,000 |
| Altura (cm): |
24,00 |
| Largura (cm): |
17,00 |
| Espessura (cm): |
2,66 |
| Especificação |
| Autor |
Da, Silva |
| Editora |
SARAIVA UNIVERSITARIA |
| Ano Edição |
2010 |
| Número Edição |
2 |