• O Mercado Do Prestígio: Consumo, Capitalismo E Modernidade Na São Paulo Da

O Mercado Do Prestígio: Consumo, Capitalismo E Modernidade Na São Paulo Da "belle époque" (1890-1914)

  • Disponibilidade: Disponível
  • R$105,00



À medida que o capitalismo lança suas raízes nas sociedades periféricas, um processo de modernização de características específicas segue seu curso. No país como um todo, as marcas da escravidão ainda estão vívidas na cidade de São Paulo, a nova eli te cafeeira procura apagar os vestígios do seu passado escravagista utilizando as divisas obtidas com a venda do café para trazer, entre outras coisas, as novidades da moda da “Belle Époque” europeia.

A cidade vive uma época de transformação urban a, com a abertura de ruas e avenidas, melhorias no âmbito do saneamento e instalação da iluminação elétrica cria-se, assim, um ambiente favorável à construção de novos imóveis – alguns palacetes – pelas famílias abonadas que almejam adquirir um vern iz europeu.

A pesquisa que norteou a realização desse livro partiu dos aspectos característicos da modernização de São Paulo para concentrar-se no papel desempenhado pelo comércio de luxo na mudança dos hábitos e do modo de vida das classes urbana s.

A “Revolução do Consumo”, fenômeno que corre paralelo à Revolução Industrial no hemisfério Norte, tem na periferia um papel importante na formação da elite: consagra sua participação no “mundo civilizado” e diferencia-a das classes trabalhadora s (nesse momento integradas em grande medida pelos imigrantes que chegavam em massa).

Guiando-nos através do comércio das luxuosas casas especializadas em artigos finos importados, que integravam a nova paisagem urbana, e mostrando como as classes abastadas assimilavam as novidades no campo do vestuário, do lazer e da moradia, o livro, de leitura agradável, traz uma valiosa contribuição ao conhecimento da sociedade paulistana do início do século XX.

Sobre a autora: Milena Fernandes de Oliv eira possui graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado (2003) e doutorado (2009) na área de História Econômica pela mesma instituição.

Código: 9788579392474
EAN: 9788579392474
Peso (kg): 1,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Especificação
Autor De, Oliveira
Editora ALAMEDA
Ano Edição 2014
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.