O objetivo principal deste trabalho é apresentar o empreendedor e suas ações, mostrando dimensões pouco abordadas na literatura brasileira. A proposta é fornecer material para posições novas e, sobretudo, críticas. A obra se divide em três partes . Os capítulos que integram a Parte I abordam questões teó- ricas. Em particular, se prova que o empreendedor é um fenômeno principalmente social e espacial e não meramente econômico ou que deve ser analisado como modelo ou sistema de um ponto de vi sta da organização e da administração de empresas. A Parte II analisa o empreendedor, sobretudo as tipologias mais atuais. Entretanto, tenta-se analisar as tipologias de empreendedorismo que nem sempre são tratadas nos manuais disponíveis no merc ado. Por fim, trata a Parte III das ferramentas e das ações concretas. Enfatiza o uso do Plano de Ação como ferramenta geral de planejamento no lugar de Plano de Negócio. Nesse respeito, visando às experiências nos EUA, o texto acrescenta que é n ecessário usar experiências de sucesso, como benchmark e ferramentas como o sistema Canvas, Lean, outros modelos para start-up e modelos de inovação. Um plano de ação é mais simples e pode ser dividido em ações estratégicas, um Plano Estratégico (PE) que trabalha com o desenvolvimento das oportunidades a um plano de controle. Obra de relevante interesse para empreendedores que desenvolvem novos negócios em empresas, presidentes e executivos. Leitura complementar para disciplinas relacionadas a empreendedorismo, à gestão estratégica e gestão empresarial, bem como para cursos de graduação e de pós-graduação em Administração de Empresas ou MBA.
Código: |
9788522489961 |
EAN: |
9788522489961 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
9,60 |
Especificação |
Autor |
Aveni, Alessandro |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
2014 |
Número Edição |
1 |