Os serviços do auditor, na avaliação dos controles internos, vêm sendo considerados por muitos como uma forma de fiscalizar o trabalho feito, meramente com o intuito de procurar erros e identificar problemas e seus culpados. Nos dias atuais, fica cada vez mais caracterizado que os controles necessitam atuar com uma finalidade preventiva. Não adianta somente identificar e corrigir um problema, após a sua ocorrência. O que os controles precisam proporcionar é segurança quanto à inexistência de novos desvios nos processos. No mundo globalizado e competitivo, não é mais possível a ocorrência de controles que não objetivem a eficácia das operações e que criem, ao invés de segurança e agilidade, processos morosos e com acúmulo de trabalho o u informações, junto aos envolvidos. A auditoria de processos organizacionais tem como finalidade conhecer os objetivos dos processos e os controles adotados, com o intuito de garantir sua eficácia e avaliar as consequências inerentes. Trata-se de uma avaliação dos controles adotados em relação ao objetivo do processo e aos riscos envolvidos. Esta avaliação propicia a constatação de possíveis perdas financeiras e prejuízos à imagem da instituição, assim como possibilita a melhora na qualid ade dos processos e a identificação das mudanças ou adaptações necessárias aos procedimentos e rotinas desenvolvidos, visando a sua padronização, agilidade, melhor controle e eficácia. A abordagem de uma auditoria de processos só é definida após s er ouvida a entidade auditada. É imprescindível conhecer quais são as prioridades e metas para o período em curso, assim como entender quais os pontos considerados críticos ou cruciais nos processos auditados. O enfoque de uma auditoria de processos está calcado na parceria junto ao auditado. Esta filosofia independe do tamanho da empresa ou entidade que será auditada. Qualquer empresa que vise melhorar e manter eficazes seus controles e procedimentos internos é uma potencial usuária da AUDIT ORIA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Os serviços do auditor, na avaliação dos controles internos, vêm sendo considerados por muitos como uma forma de fiscalizar o trabalho feito, meramente com o intuito de procurar erros e identificar problemas e se us culpados. Nos dias atuais, fica cada vez mais caracterizado que os controles necessitam atuar com uma finalidade preventiva. Não adianta somente identificar e corrigir um problema, após a sua ocorrência. O que os controles precisam proporcionar
Código: |
9788522463404 |
EAN: |
9788522463404 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
7,40 |
Especificação |
Autor |
Dias, Sérgio Vidal Dos Santos |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
2011 |
Número Edição |
3 |