De Debussy à música contemporânea deste início de século, o ´som´ se tornou um dos desafios centrais da música. Reler a história da música do século passado em diante significa, em parte, ler a história movimentada da emergência do som, uma história plural pois composta de várias evoluções paralelas, todas as quais nos conduzem de uma civilização do tom a uma civilização do som.´Estética da Sonoridade´, de Didier Guigue, estabelece novas e importantes balizas, pois se propõe a analisar a emergên cia da sonoridade como fenômeno de escrita, fenômeno passível de uma abordagem holística. O autor nos propõe acercá-la por meio de uma seleção de obras para piano que, partindo de Debussy, passa por Messiaen, Boulez, Stockhausen, Berio, Crumb e Lache nmann, compositores que, cada um a seu modo, buscaram desenvolver uma concepção integrada da totalidade do fenômeno musical, por meio de estratégias composicionais capazes de resolver problemas formais. Para elucidá-las, Didier Guigue elabora um méto do, no qual a sonoridade se define como síntese de componentes que interagem em complementaridade. Persiste ainda uma crítica à música contemporânea, dizendo que ela não é ´compreensível´, pelo fato de que cada compositor desenvolve sua própria lingu agem. Este livro mostra que uma abordagem holística baseada na sonoridade permite situá-los dentro de uma estética comum, uma estética da sonoridade.
Código: |
9788527309301 |
EAN: |
9788527309301 |
Peso (kg): |
1,000 |
Altura (cm): |
20,50 |
Largura (cm): |
18,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Guigue, Didier |
Editora |
PERSPECTIVA |
Ano Edição |
2011 |
Número Edição |
1 |