O interesse de Murilo Mendes pelas artes plásticas remonta à década de 1920, mas adquire maior espessura na década de 1940 e se desenvolve plenamente mais tarde, durante sua estada na Itália. Aqui, o ambiente de que se aproxima é o das correntes abst racionistas romanas (como os grupos Forma e Origine), que têm como referência, entre os artistas italianos da geração anterior, Alberto Magnelli e Gino Severini. Entre os críticos que apoiaram esses movimentos, os mais importantes foram Lionello Vent uri e Giulio Carlo Argan. Um cotejo dos textos de L’occhio del poeta de Mendes com Salvezza e Caduta dell’ Arte Moderna, seleção de ensaios escritos por Argan nos mesmos anos, demonstra uma relação estreita entre os dois críticos, tanto na escolha da s obras, quanto na argumentação.
Código: |
9798586372413 |
EAN: |
9798586372413 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
-1,00 |
Largura (cm): |
-1,00 |
Espessura (cm): |
-1,00 |
Especificação |
Autor |
MORAES, NEHRING |
Editora |
ALAMEDA |
Ano Edição |
2003 |
Número Edição |
1 |