• Machismo, racismo, capitalismo identitário: As estratégias das empresas para as questões de gênero, raça e sexualidade

Machismo, racismo, capitalismo identitário: As estratégias das empresas para as questões de gênero, raça e sexualidade

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$79,90



"Machismo, racismo, capitalismo identitário" busca demonstrar os modos como as empresas capitalistas assimilam as pressões sociais decorrentes das lutas identitárias, em especial as lutas feminista e negra. Pablo Polese mostra neste livro que as empr esas mais inovadoras estão incorporando as reivindicações e até as formas do identitarismo, usando-as como um dos fatores de crescimento da produtividade. Esta integração é fundamentalmente diferente do processo de assimilação das lutas dos trabalhad ores, em que as lutas são, numa primeira fase, derrotadas internamente através de uma paulatina burocratização, e só assim desnaturadas é que são recuperadas e assimiladas pelo capitalismo. No processo de integração dos identitarismos, porém, não se verifica nenhuma deturpação da forma originária. Os identitarismos são incorporados tal e qual nos mecanismos da mais-valia relativa. Por meio desses mecanismos, as empresas arquitetam toda uma infraestrutura social e assim se tornam aptas a integrar as demandas das populações “periféricas” e das lutas contra as opressões de raça, gênero e sexualidade. Ao assim proceder, reforçam suas próprias raízes políticas, ideológicas e culturais nos locais onde atuam, estreitando os laços econômicos entre patrões e trabalhadores. Com a dinamização das elites empresariais, decorrente das pressões das lutas identitárias, ganha novo fôlego o desenvolvimento capitalista. Este livro trata, portanto, do modo como os capitalistas lidam com a agenda da divers idade, se antecipando e convertendo a luta contra o machismo, a homofobia e o racismo em algo lucrativo.

Código: 9788577156764
EAN: 9788577156764
Peso (kg): 1,000
Altura (cm): 19,10
Largura (cm): 12,70
Espessura (cm): 0,12
Especificação
Autor Polese, Pablo
Editora HEDRA LTDA
Ano Edição 2020
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.