• Cimbeline, Rei Da Britânia

Cimbeline, Rei Da Britânia

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Vencedor  Sem colocaçãoPrêmio Jabuti  (Tradução)    A peça  Cimbeline, Rei da Britânia  tem sido um tanto subestimada pela crítica shakespeariana. Notoriamente, a partir da reação de críticos racionalistas, como Samuel Johns on e George Bernard Shaw, corre a fama de que o enredo da peça é convoluto, a situação, em dados momentos, incongruente.   Por sua vez, as supostas dificuldades do texto têm resultado na sua infrequente encenação. Na verdade, criado por um Shake speare amadurecido, o texto é extremamente intrigante, sobrepondo tragédia, comédia e até farsa o verso apresenta um ritmo inusitado, perturbador, um lirismo memorável, e as canções, cantadas ou declamadas, são das mais belas entre as que constam da s peças shakespearianas.   Passada na Britânia pagã, na época da ocupação romana e do legendário Rei  Cimbeline, a ação intensa – que inclui engodo, injustiça, desejo, voyeurismo, rapto, transformismo, mutilação, morte, ressurreição, interce ssões sobrenaturais, reencontros, revelações inesperadas e, sendo um romance, reconciliação – apresenta fortes componentes de contos de fadas, assim como no caso das outras três peças congêneres e contemporâneas:  Péricles,  O Conto do Invern o  e  A Tempestade.    Em que pese a fama de dificuldade, a peça, bem encenada, e livre das restrições do teatro realista, é absolutamente cativante, de vez que contém, entre tantos outros, dois dos momentos cênicos mais célebres e eletrizantes em toda a dramaturgia shakespeariana: Giácomo, na calada da noite, sai de um baú, no quarto de Imogênia, para espreitá-la, enquanto esta dorme à vontade (ato 2, cena 2) e Imogênia, em um momento posterior (ato 4, cena 2), ‘acorda’ ao la do do corpo de Clóten, o parvo pretendente, decapitado, e pensa estar ao lado do cadáver do marido, Póstumo Leonato.   A heroína, cujo caráter é um misto de coragem, engenhosidade, impulsividade, integridade e paixão, sobrevivem, literalmente, à injusta acusação de adultério imputada pelo próprio marido. Não é por menos que, na tradição dramática inglesa, atrizes – de Helen Faucit e Ellen Terry, no século XIX, a Peggy Ashcroft, Vanessa Redgrave, Helen Mirren e Judi Dench, no século XX – ans eiam pela oportunidade de atuar como Imogênia.   Resta-nos tomar conhecimento desse texto fascinante e experimentá-lo nos tablados brasileiros.

Código: 9788573211726
EAN: 9788573211726
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20
Especificação
Autor Shakespeare, William
Editora ILUMINURAS
Ano Edição 2000
Número Edição 1

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