O conceito de inteligência emocional se popularizou em meados dos anos 90 a partir do best-seller de Daniel Goleman que ressalta a importância do equilíbrio emocional para a forma como indivíduos se relacionam entre si e também para a maneira como lí deres lidam com suas equipes e desafios profissionais. O estudo serviu de ponto de partida para uma série de outras abordagens que buscam legitimar o aspecto emocional para a satisfação pessoal e o alcance de bons resultados no ambiente de trabalho c om base nos avanços de diversas áreas do conhecimento humano. O livro Inteligência positiva, de Shirzad Chamine - CEO de uma das maiores organizações de treinamento de coaches do mundo, representa um novo passo na identificação de como o equilíbrio e mocional é determinante na maioria das tentativas para melhorar a vida pessoal e profissional. O autor afirma que apenas 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e atribui ao processo de sabotagem da mente humana a causa de grande parte dos fracassos. Shirzad parte da premissa que a mente humana é a melhor aliada de cada indivíduo e, paradoxalmente, também a pior inimiga. Os sabotadores internos estão sempre em atividade, mas é possível identificá-los e assim enfraquec ê-los, melhorando significativamente a ação do cérebro a favor do indivíduo. Para medir o fenômeno, Shirzad desenvolveu o conceito de inteligência positiva (QP na sigla em inglês), que avalia a porcentagem do tempo em que a mente humana atua como al iada e não como sabotadora. Tal medida fornece a resposta para questionamentos diversos, como, por exemplo, por que quase todas as resoluções de ano-novo são deixadas de lado, ou ainda por que alguém sucumbe a velhos hábitos notoriamente prejudiciai s. Com técnicas e ferramentas inovadoras, Inteligência positiva combina conhecimentos da neurociência, psicologia positiva, ciência organizacional e liderança para desenvolver e alcançar o potencial máximo tanto para o sucesso profissional como para a realização pessoal. No livro, o autor busca identificar os principais sabotadores e como dominá-los. Entre os mais comuns estão o Crítico, o Controlador, a Vítima, o Hiper-realizador e o Prestativo. Aponta ainda como medir a pontuação do quociente de inteligência positiva (QP) de uma equipe e de si mesmo e como estabelecer o ponto de virada para o desempenho máximo, aumentando-o consideravelmente em apenas 21 dias. Apresenta técnicas para desenvolver novos “músculos” cerebrais na execução de
Código: |
9788539004621 |
EAN: |
9788539004621 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Especificação |
Autor |
Chamine, Shirzad |
Editora |
FONTANAR |
Ano Edição |
2013 |
Número Edição |
1 |