• Textualidade e ensino: Aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem e o desempenho discursivo escolar

Textualidade e ensino: Aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem e o desempenho discursivo escolar

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$69,00



Por que a escola não vem obtendo o sucesso esperado no processo de ensino e de aprendizagem da produção escrita de textos nos últimos anos, apesar de privilegiar essa atividade? Por que mesmo as pessoas altamente escolarizadas não têm tido um bom des empenho, quando se trata de produzir um texto escrito bem elaborado? Para responder a essas questões, a autora leva em conta o pressuposto teórico da junção da linguagem e do pensamento, revelando uma nova categoria híbrida: o pensamento verbal, que se torna agora o suporte para uma nova pedagogia da produção escrita de textos. Nessa linha, considera, além das dimensões gramatical e pragmática da linguagem humana, uma nova face: a dimensão ideativa, que tem em vista os elementos lógico-semântic o-cognitivos do pensamento. Com os dados fornecidos por um corpus constituído de produções de alunos da primeira série do ensino superior, recém-egressos do ensino médio, Textualidade e ensino propõe ainda algumas estratégias didático-pedagógicas qu e visam a articular a teoria subjacente à pesquisa com uma prática efetiva em sala de aula, procurando superar o insucesso das estratégias didáticas da produção escrita de textos.

Código: 9788571397200
EAN: 9788571397200
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,50
Especificação
Autor Lima, Maria Conceição Alves de
Editora UNESP
Ano Edição 2007
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.