"Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, as relações sociais passaram a figurar cada vez mais em ambientes digitais. Os rastros oriundos dessas ações se transformaram em elementos cruciais para controle e disputas econômicas, políti cas e culturais do início do século XXI. O fenômeno está no centro da transição de um sistema socioeconômico calcado fundamentalmente na indústria para um sistema que se desenvolve a partir da produção de bens imateriais. Estes têm encontrado nas te cnologias cibernéticas, ou seja, em processos de comunicação e controle, ferramentas fundamentais para o desenvolvimento daquilo que se tem denominado de capitalismo informacional, baseado, principalmente, na coleta, no monitoramento e na análise de dados pessoais. Dados que, se deveriam circular livremente em redes dispersas e distribuídas globalmente, têm sido coletados constantemente e utilizados sem que saibamos como e por quê e, em grande parte, fora de qualquer regulamentação nacional. É neste cenário que as grandes corporações têm se apropriado das tecnologias digitais para se colocar à frente da concorrência, ao passo que Estados e governos têm lançado mão dessas ferramentas como dispositivos de poder e controle sobre os cidadãos. Tal dinâmica sugere a configuração de uma sociedade de controle, em que a prática de modulação das condutas e dos comportamentos, incluindo desejos e pensamentos dos indivíduos, incide nas atuais relações sociais. Para compreender esse fenômeno, pe squisadoras e pesquisadores se propõem a analisar neste livro as tensões da sociedade de controle, se apoiando nas contribuições de Gilbert Simondon, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Maurizio Lazzarato, Michel Foucault, Manuel Castells, Frank Pasquale , Shoshana Zuboff, entre outros. Para enfrentar os desafios do momento, esta coletânea pretende debater e tensionar o conceito de modulação, cujos elementos configuram um todo que se distingue daquilo que se costuma definir por manipulação – conceit o amplamente debatido nas teorias e pesquisas relacionados à comunicação de massa."
Código: |
9788577155286 |
EAN: |
9788577155286 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
19,10 |
Largura (cm): |
12,70 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Editora |
HEDRA LTDA |
Ano Edição |
2019 |
Número Edição |
1 |