Como as elites brasileiras liam o território nacional no século XIX? Como viam a nação a construir, já que propunham banhar os bárbaros do sertão com as águas civilizadoras do Atlântico? Quais problemas que identificavam como sendo os mais urgentes d o ponto de vista estratégico, comercial ou político para o Estado? Quais as dissensões políticas entre os engenheiros passíveis de serem percebidas nas soluções técnicas apresentadas por eles? Como o discurso técnico em torno das vias de comunicação a construir ganha importância política nas últimas duas décadas do Segundo Reinado?
Este livro procura responder essas questões. O pesquisador Manoel Fernandes, numa ambiciosa investigação que une história e geografia, volta-se ao passado para enten der a construção da malha viária do Brasil. O livro mostra como a manutenção da integridade territorial e, também, de uma perspectiva de expansão das fronteiras – colocou-se como sendo a mais emergencial das tarefas das elites políticas brasileiras d o Império.
Não se herdava da colônia, afinal, apenas um território em vias de fragmentação, mas uma sociedade estruturada sobre o trabalho compulsório dos escravizados, vastos fundos territoriais em disputa na região do rio da Prata e um Estado por construir sobre as ruínas da antiga condição de colônia.
Código: |
9788579391194 |
EAN: |
9788579391194 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Especificação |
Autor |
Sousa, Neto |
Editora |
ALAMEDA |
Ano Edição |
2012 |
Número Edição |
1 |