Planejamento Participativo na escola relata o trabalho pedagógico efetivado numa escola de 1o grau, do qual participarama família e a comunidade. Teoricamente, baseou-se no processo de educação permanente de Pierre Furter, na educação conscientizador a de Paulo Freire e na proposta de Planejamento Participativo de Seno A. Cornely. Preocupa-se em desenvolver um processo educativo centrado no aluno e na sua realidade pessoal e contextual, que se efetive como tarefa contínua, política, em que a co munidade participe não só de execuções mas de decisões. Propõe transformar a escola em um centro polivalente, integrando os vários setores da atividade humana. O planejamento deixa de ser obrigação para transformar-se em instrumento de ação pedagóg ica. Partindo de uma concepção humanística, é um planejamento flexível que procura se adaptar a cada situação específica. Suas estratégias são o diálogo, a contribuição pessoal e a colaboração de todos os envolvidos. O presente texto não pretende s er definitivo: limita-se a sugerir propostas de ação genéricas e abrangentes que se aplicarão, com as necessárias adaptações, a comunidades com problemas semelhantes.
Código: |
9788512307305 |
EAN: |
9788512307305 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
7,60 |
Especificação |
Autor |
Vianna, Ilca Oliveira de Almeida |
Editora |
EPU |
Ano Edição |
2000 |
Número Edição |
2 |