A gestão escolar envolve um processo de trabalho coletivo que perpassa a atuação de todos os profissionais da escola, abrangendo inclusive a comunidade. De que forma se dá a coordenação do trabalho coletivo? Qual o papel do princípio constitucional d a gestão democrática do ensino público? Que função desempenha um projeto político-pedagógico? Como valorizar as diferenças na gestão? Como manejar verbas e garantir uma educação de qualidade? Essas e outras questões são discutidas nesta obra voltada a estudantes de Pedagogia e licenciandos, mostrando a importância de conhecer esse contexto maior que vai além dos componentes curriculares e da sala de aula. Afinal, ninguém poderá se tornar uma professora, um professor de verdade sem refletir sobre as relações de poder na escola, sem analisar como sua atuação se situa dentro dessas relações e como todas as demais pessoas nelas se situam. Tudo isso passa necessariamente pela gestão escolar. Sobre a coleção: A coleção “Educação na Universidade ” reúne obras introdutórias dedicadas às disciplinas básicas dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e áreas afins. Escritos em linguagem acessível por professores especialistas de Universidades de diversas regiões do país, os livros são voltados espe cialmente para estudantes de graduação, mas também para educadores que já lecionam. Além da tradição da Contexto, a Coleção conta com um conselho editorial de referência que garante a pluralidade de concepções e a qualidade das obras. O conselho é co mposto por José Sérgio Fonseca de Carvalho (USP), Marlucy Alves Paraíso (UFMG) e Rildo Cosson (UFPB).
Código: |
9786555413991 |
EAN: |
9786555413991 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Especificação |
Autor |
Nascimento, Iracema Santos Do |
Editora |
CONTEXTO LIVROS UNIVERSITARIOS |
Ano Edição |
2024 |
Número Edição |
1 |