Embora a avaliação das aprendizagens dos estudantes, realizada pelo professor em sala de aula, seja a mais conhecida, ela não é a única. O campo da avaliação comporta outros níveis - avaliação em larga escala e avaliação do trabalho escolar -, aos qu ais os resultados da avaliação das aprendizagens precisam ser articulados. A avaliação que a escola faz do trabalho que realiza assume singular importância nesse processo, sendo o gestor o seu principal coordenador. Compreender a avaliação nessa pers pectiva pode ser decisivo para que todos os envolvidos no processo de escolarização se corresponsabilizem pela qualidade do trabalho desenvolvido e, por associação, pelo desempenho dos estudantes. Cabe ao gestor conduzi-la como aliada do trabalho ped agógico, possibilitando ao coletivo estabelecer a necessária parceria entre avaliação e conquista permanente de aprendizagens pelos estudantes e por toda a escola. Esta obra apresenta, de diferentes enfoques, reflexões que podem contribuir para que o trabalho do gestor caminhe nessa direção, ou seja, guiado pelo compromisso de formar integralmente os sujeitos, promovendo sua autonomia e emancipação. Trata-se da avaliação formativa posta a serviço da inclusão.
Código: |
9786556501239 |
EAN: |
9786556501239 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
27,50 |
Largura (cm): |
20,50 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Editora |
PAPIRUS |
Ano Edição |
2022 |
Número Edição |
1 |