A partir de um olhar sociológico sobre a escola enquanto organização educativa, o autor analisa o processo de construção e indução política de um agrupamento de escolas e a implementação do modelo de administração e gestão induzido do Decreto-lei n.º 15-A/98, procurando reconstruir alguns impasses, indefinições e dilemas da participação (e não participação). Convocando um quadro teórico à luz dos modelos burocrático, político e da ambiguidade, procura dar um contributo para a compreensão das vár ias racionalidades de acção presentes nas estruturas de "direcção" e "gestão" e, ainda, dar conta das lógicas inerentes à elaboração do Projecto Educativo e do Regulamento Interno. Através das percepções dos professores relativamente à autonomia anun ciada, discute-se o papel da administração central e dos actores locais na (re)confïguração da "nova" matriz organizacional.
Código: |
9789724026176 |
EAN: |
9789724026176 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,66 |
Especificação |
Autor |
Manuel, Flores |
Editora |
ALMEDINA |
Ano Edição |
2005 |
Número Edição |
1 |