Os estratégias do marketing olfactivo trouxeram para o mundo das marcas um novo tipo de sinal - o olfactivo. Se, por um lado, graças à sua especial eficiência evocativa e memorial, o odor pode constituir um instrumento de persuasão dos agentes económ icos, por outro o seu cariz sensorial inovador, dificulta a sua protecção ao abrigo dos regimes de propriedade industrial.
Não obstante as dificuldades da representação gráfica de odores, algumas entidades encarregues do registo viram-se confrontada s com pedidos de marcas olfactivas. Nuns casos, de que os EUA são exemplo paradigmático, o registo foi um sucesso, mas noutros, a maioria, um autêntico fracasso. E se parte da doutrina apresenta soluções para o preenchimento do requisito formal, outr a contesta-as encontrando na jurisprudência, especialmente na comunitária, um forte apoio à negação da marca olfactiva. Este estudo debruça-se sobre esta controvérsia, que está longe de encontrar harmonização decisória.
Código: |
9789724036229 |
EAN: |
9789724036229 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Da, Cruz |
Editora |
ALMEDINA |
Ano Edição |
2009 |
Número Edição |
1 |