Comparações entre o poema "O padre, A moça", de Carlos Drummond de Andrade, e o filme "O padre e a moça", de Joaquim Pedro de Andrade
A descrição do amor, em “O padre, a moça”, plenamente realizado, acontece concomitante à morte (ainda que Joaquim Pedro desloque o momento em que a câmera se detém sobre o encontro – pele, rosto, luz – para um ponto anterior, com efeito ligeiramente diverso). De todo modo, na película como no poema o amor é triunfante, ainda que rodeado pela morte, e parte do s eu triunfo se dá, no filme de Joaquim Pedro, pelo fato de que ele funciona, numa de suas faces, por oposição ao espaço escuro, de opressão e estagnação, da cidade de que se evadiram é uma fuga, é uma saída (na morte/gozo), daquele estado de coisas. “Que coros tão ardentes se desatam/ em feixes de inefável claridade? (...) Que fumo de suave sacrifício/ lhes afaga as narinas?/ Que santidade súbita lhes corta/ a respiração, com visitá-los?/ Que esvair-se de males, que desfal/ ecimentos teresino s?/ Que sensação de vida triunfante/ no empalidecer de humano sopro contingente?”
Meire Oliveira perseguiu essa história e a forma concreta que lhe dá vertebração e consistência no poema e no filme, realizando um trabalho que contribui (pelo próprio método – amplo e investigativo – de que lança mão), aos estudos comparativos de cinema e literatura.
Código: |
9788579394867 |
EAN: |
9788579394867 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Oliveira, Silva |
Editora |
ALAMEDA |
Ano Edição |
2018 |
Número Edição |
1 |