Nesse trabalho, a autora analisa as implicações entre a educação e o serviço social como um possível elo para a construção da cidadania. Apoiada teoricamente no intelectual marxista italiano Antonio Gramsci, no educador brasileiro Paulo Freire e em o utros que compartilham da mesma perspectiva, a autora parte do reconhecimento da importância da educação, nas suas mais diferenciadas formas, como um elemento essencial para a organização da cultura e para a formação do homem na direção de sua emanci pação, cuja busca é também uma das principais missões do serviço social. A pesquisadora estabeleceu como campo empírico de sua análise a prática profissional dos assistentes sociais no contexto da política de educação em municípios paulistas. Proc urou, nesta empreitada, levantar como esses profissionais utilizam os espaços sociais e ocupacionais que se colocam no atual ordenamento jurídico que fundamenta a política de educação no estado de São Paulo. Ainda articulou esta abordagem com o Es tatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que delineia a política de atendimento para o setor. Também não deixou de analisar o próprio projeto ético-político da profissão, em cujo âmbito a educação como prática da liberdade deveria ocupar lugar centr al.
Código: |
9788539302437 |
EAN: |
9788539302437 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
13,70 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Martins, Eliana Bolorino Canteiro |
Editora |
UNESP |
Ano Edição |
2014 |
Número Edição |
1 |