• Diversidade No Ambiente Escolar: Instrumentos Para A Criação De Projetos De Intervenção

Diversidade No Ambiente Escolar: Instrumentos Para A Criação De Projetos De Intervenção

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$49,80



A transformação de atitudes e comportamentos referentes a aspectos arraigados em nossa cultura, causadores de persistentes injustiças em nossa sociedade, é um dos maiores desafios em qualquer processo de educação social. Este trabalho propõe instrume ntalizar atores sociais no ambiente escolar, para identificar atitudes preconceituosas e comportamentos discriminatórios nas interações sociais ao seu redor e para orientar o planejamento de intervenções ao abordá-los.
De forma objetiva e sucinta, N ira Fialho e Keila Deslandes tratam seu difícil tema de forma didática, sem descuidar de sua complexidade. Iniciando por distinguir os conceitos básicos de que trata – preconceito e discriminação – e apresentando dados sobre sua ocorrência e impacto nas escolas brasileiras, o livro convida a uma reflexão crítica e à ação, alertando, no entanto, sobre o caráter interativo de todo processo de mudança social, demandando paixão e flexibilidade de quem embarca nesta empreitada. Por fim, o livro traz um roteiro para o planejamento e implementação de intervenções na temática de que trata, no qual o leitor encontrará um instrumento que favorece tanto a reflexão sobre todas as etapas do planejamento, quanto as orientações para sua execução.
Assim, este livro contribui de forma valiosa para que atores sociais na escola lidem com os problemas do preconceito e da discriminação observados no ambiente escolar, melhorando o desempenho acadêmico e promovendo uma sociedade democraticamente inclusiva e socialmente igualitária.

Sylvia Favarini Mitraud
PhD em Sociologia
Yale University

Código: 9788575264812
EAN: 9788575264812
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,50
Especificação
Autor Keila; Fialho, Nira
Editora AUTENTICA
Ano Edição 2023
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.