• (neo)nazismo, Um Risco Atual: Por Que? Onde? Como? Conversas Com Eliane Pszczol E Heliete Vaitsman

(neo)nazismo, Um Risco Atual: Por Que? Onde? Como? Conversas Com Eliane Pszczol E Heliete Vaitsman

  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$68,00



A importância de construir um pensamento crítico sobre a experiência histórica que estamos vivendo, no Brasil e no mundo, originou a publicação, pela editora Numa, do livro NEONAZISMO, UM RISCO ATUAL – Por que? Onde? Como?, uma série de 12 entrevista s* instigantes, concedidas a Eliane Pszczol, socióloga, e Heliete Vaitsman, jornalista. Discursos e práticas violentas, até recentemente inimagináveis, atacam frontalmente o Estado democrático de Direito e são amplificadas por grupos virtuais que dis seminam falsas informações e conclamações ao ódio.

O resgate do nazismo na atualidade apresenta-se com uma face repaginada, mas antissemitismo, racismo, nacionalismo, anticomunismo, misoginia permanecem ideias intocadas. Cada sociedade tem sua man eira de cultuar o ódio e a morte. No Brasil, o crescimento dos movimentos de extrema-direita, fascistas e neonazistas, não aconteceu por acaso. O que existia de forma dissimulada passou a contar com forte apoio financeiro, a ser afirmado aos gritos, sob o falso argumento de liberdade de expressão e por meio de intimidações que remetem aos momentos mais trágicos do século 20.

Sinais de alerta foram acionados desde as primeiras manifestações públicas do governo de Jair Bolsonaro (2018-2022) con tra os Poderes Legislativo e Judiciário. O Brasil o observou elogiando as qualidades de Hitler, deixando-se fotografar com um sósia do Führer, agradecendo o apoio ao seu mandato num site neonazista. Até mesmo um secretário de Cultura reproduziu, em v ídeo oficial, falas e postura copiados de Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista. Essas atitudes, bem como a exaltação às armas e a defesa, por um comunicador popular, do “direito” de ser antissemita não foram meros incidentes.

Para quem se pergunta “Como o nazismo ainda me ameaça?”, as entrevistas do livro são, em seu conjunto, uma ótima resposta, incluindo a conceituação acadêmica. Além de judeus, um cigano, um homossexual, um negro, uma portadora de deficiência física, uma Te stemunha de Jeová têm muito a dizer sobre a exclusão, primeiro, e, em seguida, a morte em escala industrial na Alemanha dos anos 1930. O envio aos campos de extermínio, embora maciçamente voltado aos judeus, abrangeu todos os grupos vítimas da aversã o ao Outro e o propósito de calá-los para sempre.

Os entrevistados do livro são, em ordem alfabética:
ADRIANA DIAS, BENJAMIN TEITELBAUM, BERNARDO SORJ, CARLOS RODRIGO GEVEGOR PINTO, DAVID ALFREDO, LIA VAINER SCHUCMAN, LUIS EDMUNDO DE SOUZA MORAES

Código: 9786587249872
EAN: 9786587249872
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 20,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,00
Especificação
Autor Heliete, Vaitsman
Editora NUMA EDITORA
Ano Edição 2023
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.