As décadas eram as de 60 e 70. No mundo inteiro, viviam-se tempos de Flower Power, Guerra do Vietnã, contracultura, Maio de 68, revolução sexual e as experiências psicodélicas com o LSD. No Brasil, eram tempos de ditadura, luta armada e repressão. C om esse pano de fundo, um grupo de jovens, inspirados pelo espírito combativo da época, despontava no teatro brasileiro com o que seria chamado de Nova Dramaturgia. Entre eles, Antonio Bivar, que escreveu algumas das mais emblemáticas e premiadas pe ças do moderno repertório teatral brasileiro. Em Mundo adentro vida afora: autobiografia do berço aos trinta, Bivar revisita a infância no pacato interior de São Paulo nos anos 40, a adolescência passada nos anos 50, a juventude nos turbulentos e in teressantes anos 60 até o raiar da década de 70 – com o distanciamento do tempo, mas com a proximidade de quem compartilha suas memórias com o coração aberto. Memórias do teatro brasileiro A biografia de Antonio Bivar se confunde não apenas com a tra jetória do teatro brasileiro na segunda metade do século XX, como também com a fervilhante cultura dos anos 60 e 70. Autor de Cordélia Brasil, Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã e O cão siamês ou Alzira Power, pelas quais recebeu os principais prêmios da época, incluindo o Molière e o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), ele aqui compartilha suas memórias, desde o nascimento em 1939 até sua ida para Londres em 1970. Em Mundo adentro vida afora: autobiografia do be rço aos trinta, Bivar apresenta sua vida em deliciosas histórias que retomam as vivências da infância e da juventude, histórias que estão diretamente conectadas com o pano de fundo político e cultural do país. O autor, que nasceu durante o governo de Getúlio Vargas, bebeu nas mais diversas fontes, mas duas grandes paixões se destacam: as revistas ilustradas da época, como O Cruzeiro, Revista da Semana e Revista do Globo, e o cinema dos grandes estúdios norte-americanos, com suas starlets e as su perproduções. E, claro, não poderia faltar o teatro, que entrou na sua vida por meio de Samuel Beckett ao ter de decorar o papel de Estragon em Esperando Godot. E com a mesma habilidade que o destacou como grande dramaturgo, Bivar opera uma mágica: a lém de nos transportar para o pacato interior de São Paulo dos anos 40 e 50 de sua infância e adolescência, também nos apresenta a Norma Bengell, Leila Diniz, Otto Maria Carpeaux, Elis Regina, Danuza Leão, Antonio Houaiss, Millôr Fernandes, Barbara H
Código: |
9788525431691 |
EAN: |
9788525431691 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Antonio, Bivar |
Editora |
LPM |
Ano Edição |
2014 |
Número Edição |
1 |