Patrice Pavis vale-se, em ´O Teatro no Cruzamento de Culturas´, do símbolo da ampulheta como metodologia para identificar, no teatro, os elementos intrínsecos da produção e da representação: para lhe dar abrangência orgânica, ele os acompanha desde o início do processo teatral -- a eleição do projeto (texto ou pré-texto, meios e modos de organizar os vários sistemas cênicos, como direção, desempenho, disposição plástica ou sonora etc.) -- e vai até a concepção final da mise en scène que tem em v ista o modo de o público receber a obra sob a forma de peça e espetáculo. Analisando temas como objetivos, adaptações, escolhas e abordagens sociológicas, antropológicas, culturais e estéticas, o autor percorre um competente caminho teórico do texto ao palco, fazendo reflexões sobre o teatro ocidental e europeu mais representativo na virada do século XX, pesquisando textos clássicos e modernos do repertório franco-alemão. Ao final, sob um ângulo semiológico, examina com argúcia a especificidade da tradução teatral (transposição intergestual e intercultural) nos casos concretos das montagens de Peter Brook (Mahabharata,), Ariane Mnouchkine (Indiade e Noite de Reis) e Eugenio Barba (Dançar com Fausto). Para o teatro brasileiro -- modernamente aberto à globalização, representada pelas mais variadas tendências da cena internacional, ressaltando-se especialmente a visão e o pendor interculturalistas --, a reflexão de Pavis é de particular fecundidade e atualidade, pois lhe abre veredas inst igantes para novas abordagens e cruzamentos criativos, o que torna tanto mais oportuna a sua inclusão na coleção Estudos da editora Perspectiva.
Código: |
9788527308090 |
EAN: |
9788527308090 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
22,50 |
Largura (cm): |
12,50 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Pavis, Patrice |
Editora |
PERSPECTIVA |
Ano Edição |
2008 |
Número Edição |
1 |