O cinema tendo se apoderado do imaginário do espectador, satisfazendo a seu desejo de identificação, qual seria, então, o lugar do teatro na cena contemporânea? Um tema que vem se propondo cada vez mais ao exame crítico moderno é o do estatuto do tea tro no contexto globalizado e tecnocentrado da contemporaneidade e, nesse sentido, é valiosa a reflexão que este volume da coleção Debates, traduzido por Fátima Saadi, leva ao leitor de língua portuguesa. Trata-se de responder à questão: O Teatro é N ecessário? Para tanto Denis Guénoun acompanha, ao longo da história do teatro, a formação e as modificações do conceito de identificação com o personagem, tanto por parte do ator quanto do espectador. Na Antigüidade, a mimese não supunha a identifica ção, que se esboça a partir da releitura renascentista da Poética de Aristóteles e encontra seu ápice no naturalismo do fim do século XIX. Diderot, Stanislávski e Brecht são tomadoscomo marcos na discussão sobre a ilusão no teatro, redirecionada com o surgimento do cinema que, ao se apoderar do imaginário do espectador, satisfazendo a seu desejo de identificação, torna ainda mais evidente a vocação do teatro para o jogo, para o fazer compartilhado entre atores e espectadores, capaz de articular de modo produtivo a estética, a ética e a política.
Código: |
9788527307000 |
EAN: |
9788527307000 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
20,50 |
Largura (cm): |
11,50 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Especificação |
Autor |
Guenoun, Denis |
Editora |
PERSPECTIVA |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |