Arte e arquitetura nunca estiveram tão próximas como atualmente. Mas seria a mescla positiva? Em seu livro, Hal Foster critica o mau uso da arte na arquitetura e a obsessão em juntar as duas em projetos arrojados, mas esvaziados de sentido. Já a cond ição de complexo, cujas significações abrangem desde o léxico psicanalítico até a designação de grandes aparatos sociais – como um “complexo industrial-militar” –, é, segundo o autor, um aspecto definidor da cultura atual e permite compreender fatore s sociais e econômicos do mundo contemporâneo. Grandes nomes da arquitetura atual, como Norman Foster e Renzo Piano, são os protagonistas da obra. A partir deles, Hal Foster identifica um “estilo global”, análogo ao Estilo Internacional da arquitetur a moderna praticada por Le Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius. Se anteriormente os arquitetos se voltavam para a teoria, para Zaha Hadid, Herzog & de Meuron, e outros escritórios contemporâneos, a arte passou a ser a inspiração primeira, e mbora seja utilizada apenas em termos de imagem em seus projetos. Em contraposição, a passagem da arte para a arquitetura é vista pelo autor de maneira mais positiva, sobretudo pela transição da ideia de objeto para a ideia de espaço, como atesta a o bra de Richard Serra. Clássico imediato de nossos dias, o livro é referência incontornável para o pensamento sobre a arte e a arquitetura contemporâneas e, nas palavras do próprio autor, “foi escrito em apoio a práticas que insistem na particularidad e sensível da experiência no aqui e agora e que resistem à subjetividade atordoada e à sociabilidade atrofiada sustentadas pelo espetáculo.” Além dos textos de Foster, a edição traz entrevista realizada pelo autor com o artista Richard Serra.
Código: |
9788592886172 |
EAN: |
9788592886172 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
15,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Foster, Hal |
Editora |
UBU |
Ano Edição |
2017 |
Número Edição |
1 |