Este livro nos apresenta a suma da semiótica aplicada de Lucia Santaella e, ao mesmo tempo, uma teoria nova, radical e ousada: a teoria das três matrizes da linguagem e do pensamento. Resultado de um quarto de século de pesquisa fundada na teoria do signo e dos processos sígnicos de Charles Sanders Peirce, a abordagem vai além da semiótica aplicada daqueles terribles simplificateurs que se aproveitam de fragmentos do instrumental semiótico, gerando a semiótica light dos discu rsos fáceis e reducionistas. A tese central nos confronta com um paradoxo. De um lado, os sistemas sígnicos se manifestam em processos metabólicos em permanente mutação e o universo midiático produz a hibridização pluriforme de meios e códigos de ou tro lado, o estudo semiótico dessa diversidade revela que não há mais do que três matrizes semióticas a partir das quais, por processos de combinação e mistura, origina-se toda a multiplicidade das formas diferenciadas de linguagens. O fundamento fen omenológico e semiótico se encontra nas três categorias peircianas de primeiridade, secundidade e terceiridade. A hipótese inovadora é a de que há uma correspondência básica entre essas categorias e a percepção e linguagens humanas: a sonora pertence ndo à matriz da primeiridade, a visual à da secundidade e a verbal à da terceiridade. Daí se segue a surpreendente reinterpretação do mundo sonoro como o domínio do signo icônico, do mundo visual como o domínio do signo indicial e do mundo verbal com o o domínio do signo simbólico. Apoio independente para a tese das três matrizes vem da teoria da modularidade da mente humana desenvolvida no quadro das ciências cognitivas, por exemplo, por Jackendoff, que considera o verbal, o visual e o musical c omo os três módulos fundamentais da mente humana. A divisão triádica das linguagens é só o primeiro passo analítico. Através de combinações e misturas entre as categorias, cada uma dessas matrizes se subdivide triadicamente, resultando em nove modali dades do verbal, nove do visual e nove do sonoro. Desdobramentos dessas combinações e misturas resultam até num total de 81 modalidades, mas a base triádica dessas distinções finíssimas deixa sempre transparente a estrutura complexa desse tecido anal ítico. O campo da aplicação dessa teoria é amplo, abrangendo não só a música, as artes visuais e os discursos verbais, mas também a televisão, vídeo, cinema, as telecomunicações, a informática e as linguagens da hipermídia. A conclusão é uma radicali
Código: |
9788573211528 |
EAN: |
9788573211528 |
Peso (kg): |
1,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,40 |
Especificação |
Autor |
Santaella, Lucia |
Editora |
ILUMINURAS |
Ano Edição |
2000 |
Número Edição |
1 |