DEIA DE ESCREVER ESTE LIVRO NASCEU QUANDO EU ESTAVA FAZENDO UMA palestra sobre tecnologia para diretores de marketing e vendas de
empresas. Discorria sobre os temas Martech e Marketing Cloud (vou
abordá-los neste livro mais à frente), até que o d iretor de marketing de uma
grande empresa de bens de consumo fez uma pergunta que me chamou a aten-
ção. Ele disse:
“Ok, Fernando, entendi que existem tecnologias incríveis no mercado,
porém eu ainda vejo empresas gastando milhões em tecnologia e inteli-
gência artificial e, mesmo assim, entregando uma péssima experiência
para seus clientes. Na sua visão, o que está faltando?”
Eu comecei dizendo:
“Daria para escrever um livro para explicar tudo que vem por trás (ou
antes) da tecnolo gia: do pensamento analítico, passando pelo processo
científico e pelos conhecimentos de modelos de propensão até a forma de
gerenciar equipes, metas e incentivos...”
Como eu disse, “daria para escrever um livro...”
...e deu!
Este livro tem co mo objetivo ajudar profissionais das áreas de marketing, pro-
dutos e vendas, de todos os tamanhos e setores de empresa, em qualquer
cargo, a crescer usando o poder da inteligência artificial para alavancar e esca-
lar negócios. Isso inclui tecno logia e vai muito além, com orientação analítica,
organização de times, incentivos, conhecimentos (mínimos) de estatística e até
uma análise dos vícios no marketing tradicional e digital.
Este não é um livro técnico para estatísticos ou cientist as de dados, e sim
para profissionais de negócios aprenderem a usar dados com inteligência na
tomada de decisões. O título do livro e a linha mestra do meu raciocínio são
baseados em marketing, pois acredito que é onde há maior oportunidade de ruptura, o que chamo de “o começo do fim do marqueteiro tradicional”. O con-
teúdo aqui apresentado, porém, vai além, por dois motivos:
A expansão do marketing: como outros autores já mencionaram em
livros de marketing de Crescimento (growth Ha cking1, em inglês), o
marketing, hoje, deve ir além da atração e aquisição de consumidores
e incluir ativação, uso, retenção, receita e recomendação. dentro das
empresas, isso naturalmente passa pelas áreas de vendas e produtos.
Quanto mais a bertas são as fronteiras entre as áreas (departamentos)
e maior o foco em unir dados com inteligência para resolver problemas
do negócio, melhor. Uma das histórias que vou contar no livro é de um
aplicativo de corridas de carro particular e táx
Código: |
9786555204919 |
EAN: |
9786555204919 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Fernando, Teixeira |
Editora |
EDITORA ALTA BOOKS |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |