• Outros Perfis De Gilberto Freyre: Voltas Duras/dóceis Ao Cotidiano Dos Brasileiros

Outros Perfis De Gilberto Freyre: Voltas Duras/dóceis Ao Cotidiano Dos Brasileiros

  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$78,00



Gilberto Freyre tornou-se um dos grandes intérpretes do Brasil com Casa-grande & senzala e seus prolongamentos, um pouco menos conhecidos, mas não tão menos importantes, Sobrados e mucambos e Ordem e progresso.

Seus outros trabalhos, ainda que rep itam em alguma medida métodos adotados e temas centrais da famosa trilogia, no entanto, não devem ficar à sombra da grande empreitada. Em livros como Açúcar, Um engenheiro francês no Brasil, Modos de homem & modas de mulher e Ingleses no Brasil, entr e tanta obra dispersa na forma de ensaios para revistas acadêmicas e para jornais, nem sempre recolhidos na forma de livro, Freyre aprofunda seu prolífico (mas também polêmico) olhar sobre o país e sobre o brasileiro.

É justamente dessas obras, qu e nascem do projeto de Freyre de estudar o surgimento e a decadência da sociedade patriarcal ou que, por outra via, ajudam a consolidá-lo, que Ana Luiza Andrade parte para realizar este livro, Outros perfis de Gilberto Freyre.

Ana Luiza faz um fel iz contraponto entre Freyre e Fernando Ortiz, o cubano que estudou o conflito entre as culturas do açúcar e do tabaco na ilha do Caribe, para mergulhar, em seguida, nas “engenharias” freyrianas: a física, a social e a humana. E, deste mergulho, emerg em ensaios próprios que, assim como a obra que o inspirou, não respeitam os limites “científicos” que separam a história da literatura e da sociologia, a antropologia da filosofia e a poesia da, veja só, ecologia.

A cultura da cana-de-açúcar não é apenas a de Freyre e a de Ortiz, mas também a de Frei Antonio do Rosário, João Cabral de Melo Neto e Alejo Carpentier. Da mesma forma, nos deparamos com cruzamentos que nos levam a Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Alfredo Bosi.

Com o ferro, o con traponto brasileiro à cana-de-acúcar, Ana Luiza seguirá caminho semelhante, fazendo competente e instigante leitura do que a autora chama de “formação inacabada de subjetividades brasileiras” — bem ao espírito de Gilberto Freyre, cujas obras, menores ou maiores, pouco importa, sempre se permitiram germinar na forma de novos ensaios e novas pesquisas, em busca de novos conhecimentos.

Haroldo Ceravolo Sereza

........................................................

Sobre a autora: Possui d outorado em Literatura Luso Brasileira e Hispano Americana - University Of Texas At Austin (1982) dois pós-doutorados UFSC/USP na atualização da pesquisa sobre Osman Lins. Foi professora visitante em Harvard, University of California (Los Angeles), U

Código: 9788586372995
EAN: 9788586372995
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,50
Especificação
Autor Luiza, Andrade
Editora NANKIN EDITORIAL
Ano Edição 2006
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.