• Flávio De Carvalho: ?o Berço Da Força Poética”

Flávio De Carvalho: ?o Berço Da Força Poética”

  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$75,00



O berço da força poética

Um espectro rondou e ronda o planalto de Piratininga, algumas de suas várzeas, seus arquivos e sua oligarquia do Espírito, missionária desde 1932: o espectro de Flávio de Carvalho.

Como que se condoendo da procissão ame açada e analisada um ano antes, na Experiência n. 2, papas e cardeais então em ascensão e depois no comando da santa casa grande da cultura e da academia bandeirante orientavam e orientam seu séquito de fiéis a ignorar (quando não destruir) o espectr o, rasurar-lhe as aparições, reduzi-lo ao idiossincrático, ao episódico, ao extravagante e ao anedótico, para que beatos e cânones de uma oximoresca vanguarda nacional-edificante fossem e sejam estabelecidos e venerados.

Mas não se destrói ou se s ilencia um espectro, sobretudo um espectro impetuoso (e também ubíquo), que emerge cada vez mais incontornável de restos materiais cuja simples existência inviabiliza a história oficial da modernidade artística do século XX brasileiro são ossos do m undo brevemente, ainda fetiches para um futuro totem é o que diria o espectro sobre os ossos por meio dos quais ele pode ser psicoetnografado e ativado.

Por isso tudo, esta coletânea de ensaios, resíduo de um evento acadêmico a propósito de tais o ssos, vem a público substituir o espectro de Flávio de Carvalho por mais espectros de Flávio de Carvalho. A hora errada enfim chegou: gênios do deserto do mundo, uni-vos!



Sobre a organizadora: Larissa Costa da Mata é doutora em teoria literári a pela Universidade Federal de Santa Catarina com tese sobre Flávio de Carvalho, o modernismo brasileiro e o primitivismo vanguardista e realizou o seu pós-doutorado junto à Universidade de São Paulo. Atuou como professora visitante de português na U niversidade de Leiden, Holanda, e como leitora de estudos brasileiros na Universidade de Pequim, na China. Colaborou com o livro Conversas, diferenças, organizado por Júlia Studart (2010), e com o catálogo Flávio de Carvalho Expedicionário (2017), da exposição
de curadoria de Renato Rezende e Amanda Bonan.

Código: 9786586081053
EAN: 9786586081053
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,00
Especificação
Autor Da, Mata
Editora ALAMEDA
Ano Edição 2020
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.