• Constitucionalismo Negro: Raça, Cidadania E Silêncios Na Ormação Da Constituição De 1891

Constitucionalismo Negro: Raça, Cidadania E Silêncios Na Ormação Da Constituição De 1891

  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$120,00



A EDITORA CONTRACORRENTE tem o prazer de anunciar o lançamento do livro “Constitucionalismo Negro: raça, cidadania e silêncios na formação da Constituição de 1891”, do professor Deivide Júlio Ribeiro.

O livro, que é resultado de sua tese de Douto rado, aborda a Teoria da Constituição e as relações raciais, analisando em que medida as expectativas de cidadania da população negra foram contempladas pela primeira Constituição Republicana do Brasil.
O autor também aborda a Revolução de São Domi ngos/Haiti, segundo ele, negligenciada pela história, mas que trouxe a população negra como protagonista das transformações sociais, algo pouco provável para o época em que foi promulgada. O movimento questionou e denunciou os modelos estabelecidos p elo constitucionalismo estadunidense e francês. O prefácio é assinado pelo consagrado jurista Adilson José Moreira.

"O trabalho de Deivide Ribeiro comprova que este contrato racial não tem apenas uma dimensão política e jurídica, mas também uma di mensão epistemológica, pois ele está amplamente construído em torno de narrativas culturais que legitimam práticas institucionais excludentes cujos efeitos são perpetuados ao longo do tempo". - ADILSON JOSÉ MOREIRA

Código: 9786553962590
EAN: 9786553962590
Peso (kg): 1,000
Altura (cm): 22,50
Largura (cm): 15,50
Espessura (cm): 2,50
Especificação
Autor Júlio, Ribeiro
Editora CONTRACORRENTE
Ano Edição 2025
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.