Cinemas transversais reúne autores e debates sobre formas expressivas contemporâneas como performances audiovisuais, microcinema, cinema móvel, projeções no espaço público e ainda o canônico cinema da sala escura. O heterodoxo corpo de ex periências propõe arqueologias entre meios como a fotografia, as artes visuais, o cinema de artista, a artemídia e as partituras dos compositores Jonh Cage, Cornelius Cardew e Iannis Xenakis, em artigos de Arlindo Machado, André Parente, Kátia Maciel , Ana Carvalho, Cornelia Lund e Valentina Monteiro. Mary Ann Doane, pesquisadora internacionalmente reconhecida e pouco traduzida no Brasil, toma a escala do Imax aos smartphones como ponto de partida para pensar o esvaziamento da imagem por s ua mercantilização e a resistência em projetos como a poética instalação de Jim Campbell cuja visibilidade é dada pela respiração e batimento cardíaco do artista. Esther Hamburger também investe na dimensão política da imagem, ao analisar a participa ção dos meios de produção e distribuição audiovisual domésticos, nas manifestações de junho de 2013 em São Paulo. A última parte deste volume dedica-se à Performance Audiovisual com entrevistas dos realizadores Alexandre Rangel (VJ Xorume), Ca io Fazolin, Henrique Roscoe (VJ 1mpar), Almir Almas e convidados e o coletivo Embolex sobre seus processos de criação. Com curadoria de Patrícia Moran e VJ Spetto esses artistas e pesquisadores se apresentaram em São Paulo. Mia Makela, pioneira na re flexão e realização de Cinema ao Vivo, parte de Andrei Tarkovski para apresentar seu processo criativo e discutir o cinema contemporâneo. O ator, diretor e pesquisador de performance audiovisual e artes cênicas Steve Dixon discute sua trajetór ia com Rubens Rewald, que como Dixon é ator, diretor, e pesquisador. Marcus Bastos avalia criticamente as apresentações, localizando historicamente a estratégias discursivas e escolhas estilísticas dos realizadores. Em “A síntese de uma cena” Bastos recupera a ainda pequena literatura sobre experiências de performances audiovisuais ao vivo comparando a situação brasileira à internacional. Com esse espectro amplo de autores e abordagens, Cinemas transversais provoca a reflexão sobre um campo que se debate em busca de redefinir fronteiras — entre formas e temporalidades artísticas que de alguma maneira recorrem às imagens e sons. PATRÍCIA MORAN é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Professora e pesquisadora no Departamento de Rádi
Código: |
9788573214864 |
EAN: |
9788573214864 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
22,50 |
Largura (cm): |
15,50 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Moran, Patricia |
Editora |
ILUMINURAS |
Ano Edição |
2016 |
Número Edição |
1 |