Como definir a ética num tempo tão marcado pela instabilidade eletrônica de valores e pela inconstância relativística de tendências e padrões? O modo de preceituar a ética consiste num conjunto de normas e regras que não podem ser encaradas como leis ou princípios preestabelecidos para toda a eternidade. Para além de seu domínio delimitado pela vida familiar e pelas responsabilidades individuais e coletivas, o tema da ética se vê, hoje, diante da necessidade de fazer-se valer e intervir em quest ões inteiramente novas, antes inexistentes, como as do equilíbrio ecológico, da vida ambiental, do crescimento sustentável e, com uma intensidade nunca vista anteriormente, dos direitos humanos. Ética e Cultura é um livro que aborda alguns dos tópico s mais candentes do debate que se trava a esse respeito. Confrontam-se nele reflexões e análises as quais não se prendem às definições conceituais, enveredando por suas extensões na tumultuada agenda atual da política, da estética, das relações inter pessoais, da exposição midiática, do sensacionalismo e das indústrias culturais de massa, sem deixar de examinar a contemporaneidade e o cenário brasileiros. São quatorze textos de ensaios e conferências, assinados por nomes como Amelia Valcárcel, Be nto Prado Júnior, Olgária Matos, Renato Janine Ribeiro, Roberto Romano, dentre outros, por meio dos quais torna-se possível reconhecer, nos recentes desdobramentos da indagação ética e no leque de posições que eles induzem, as novas feições de Leviat ã a emergir na sociedade global deste início do terceiro milênio. Para equacionar os desafios que assim se propõe ao homem moderno, o sociólogo Danilo Santos de Miranda organizou em 2001, sob a égide do SESC de São Paulo, o importante simpósio sobre ética e cultura que a Editora Perspectiva agora põe ao alcance de seus leitores.
Código: |
9788527306966 |
EAN: |
9788527306966 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
20,50 |
Largura (cm): |
11,50 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Miranda, Danilo Santos De |
Editora |
PERSPECTIVA |
Ano Edição |
2011 |
Número Edição |
1 |