• Religião E Democracia

Religião E Democracia

  • Disponibilidade: Disponível
  • R$70,00



Religião e Democracia - desafios contemporâneos, de Américo Freire, Deivison Amaral e Evanize Sydow (org.)
Na última década, o debate religioso tem ocupado, especialmente nos períodos eleitorais, cada vez mais espaço no terreno da política.

A dis puta pelo crescente eleitorado evangélico, os avanços de ações afirmativas que envolvem o reconhecimento às religiosidades de matriz não europeia e o recuo expressivo do catolicismo têm dado contornos, por vezes exagerados, de "guerra santa" ao debat e político.

Religião e Democracia - desafios contemporâneos, organizado por Deivison Amaral, Américo Freire e Evanize Sydow, retoma algumas destas questões e coloca a pauta com a relevância e a seriedade que merece. Pesquisas sobre o papel históri co da religião no Brasil, a presença das CEBs nas periferias, a Teologia da Libertação, a atuação política de mulheres dentro de organizações religiosas, as conquistas e limitações do sindicalismo católico, os conflitos em torno da valorização do can domblé na Bahia, entre outros temas, assumem aqui a forma de reflexões esclarecedoras, que vão muito além da disputa de ocasião.

Entender as relações entre o universo do sagrado e a vida política é cada vez mais urgente, para que as paixões de oca sião não inviabilizem a construção de um Estado laico, que respeite as diferentes profissões de fé. Nesse sentido, temos aqui um livro fundamental para quem quer democracia e respeito à diversidade religiosa.

Américo Freire é professor do CPDOC FG V e Doutor em História pela UFRJ. Deivison Amaral é professor da PUC-Rio e Doutor em História pela Unicamp. Evanize Sydow é jornalista e doutoranda em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC FGV.

Código: 9786559661220
EAN: 9786559661220
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,00
Especificação
Autor Evanize, Sydow
Editora ALAMEDA
Ano Edição 2022
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.