É crescente o interesse e a necessidade pelo estudo dos métodos e das técnicas de pesquisa nas relações sociais, não apenas nos campos da Sociologia, Educação e Psicologia, como também em outras áreas de conhecimento e em atividades profissionais. De sse modo, podem-se encontrar diversos tipos de necessidades que o estudo dos métodos e técnicas de pesquisa podem satisfazer, seja o estudante interessado em conhecer os instrumentos de pesquisa para seus trabalhos acadêmicos, o pesquisador preocupad o em alcançar a verdade científica sobre o comportamento social, ou o profissional envolvido em tarefas de avaliação de relatórios que chegam em suas mãos para serem analisados e utilizados como instrumentos confiáveis para a tomada de decisão. Entre esses profissionais destacam-se os analistas de pesquisas de mercado, de opinião, de pesquisas de comunicação e de propaganda. Percebe-se que a pesquisa social não se restringe apenas ao âmbito acadêmico, podendo levar sua contribuição para uma d iversidade de atividades, como melhoria dos serviços públicos, planejamento a longo prazo de programas governamentais e privados, diminuição de conflitos na relações de trabalho, amenização de tensões sociais e conhecimento de mercado para lançamento ou modificação de produtos. Este livro procura reunir os mais importantes métodos de pesquisa disponíveis, possibilitando ao leitor o acesso aos instrumentos básicos que serão utilizados para melhorar as técnicas e sua aplicação eficaz em novas á reas que exigem imaginação e criatividade. É um texto introdutório que trata em detalhes dos seguintes assuntos: formulação de problemas, planejamento da pesquisa e coleta de informações, elaboração de um plano de preparação de questionários, amostra gem, testes e escalas de altitudes, encerrando com a elaboração do relatório de pesquisa.
Código: |
9788522421114 |
EAN: |
9788522421114 |
Peso (kg): |
1,000 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
15,60 |
Especificação |
Autor |
Richardson, Roberto Jarry |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
1999 |
Número Edição |
3 |