• Castro Alves

Castro Alves

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O livro de Alberto da Costa e Silva sobre Castro Alves é um misto de perfil ensaístico e crítica literária. Ele busca não só compor o desenho biográfico do poeta da abolição, como também definir seu lugar na literatura e na história nacional. O ponto de partida do perfil é a escravidão, que dava base à vida brasileira. O ponto de chegada é também a escravidão, mas dessa vez abolida. Entre os dois pontos está a curta trajetória de Castro Alves, que morreu com apenas 24 anos e, no entanto, teve pa pel importantíssimo na libertação dos escravos e na crítica ao sistema de uma forma geral. A existência do sistema escravocrata influenciou aberta e diretamente a vida do poeta. A mãe de Castro Alves morreu quando ele tinha doze anos. Seu pai se caso u outra vez, com uma vizinha, uma viúva de posses, Maria Ramos Guimarães, que fora casada com um proprietário de navios negreiros. Em que pese a presença maciça e ostensiva dos escravos em todas as cidades onde o poeta viveu, o arauto da abolição pa rece ter tido pouca curiosidade em saber quem eram os escravos brasileiros, o que pensavam e sentiam, como viviam antes de serem submetidos ao cativeiro. A revolta de Castro Alves foi principalmente moral. Ainda muito moço ele definiu seu credo repub licano, libertário e, sobretudo, adotou o papel de inimigo da escravidão. Sentia o "borbulhar do gênio", queria ser grande poeta. Mas não poeta em abstrato, e sim poeta político. O engajamento de Castro Alves dá origem a uma poesia fascinante e arreb atadora. Mas ainda mais interessante é o fato de os escravos da sua literatura serem sobretudo resultado de um imaginário romântico, que dialogou com modelos africanos distantes da nossa realidade. Nos poemas de Castro Alves, a África de onde vieram os cativos é uma paisagem de desertos, areais, camelos e beduínos. É a África do Norte, do Saara ao Egito, e não a das florestas tropicais. Seus versos se impõem rapidamente na vida literária. Em jornais e revistas, em livretos de tiragens mínimas, e les chamam a atenção mais pela criatividade verbal e pela dicção mobilizadora do que pelas idéias que defendiam. À la Byron, o poeta tinha muito de performer: maquiava-se, empoava as faces e pintava os lábios para, com aparência febril, ir às taverna s e teatros declamar sua poesia.

Código: 9788535907896
EAN: 9788535907896
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 13,50
Espessura (cm): 1,30
Especificação
Autor Silva, Alberto Da Costa E
Editora COMPANHIA DAS LETRAS
Ano Edição 2006
Número Edição 1

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