A teoria pictórica chinesa, iniciada em meados do primeiro milênio (o mais antigo texto que nos chegou inteiro data do século IV) e adquirindo a sua maturidade na dinastia Song, quando a pintura de paisagem dos letrados se torna hegemônica, tem no tr atado do pintor Shitao (1642-1707), As anotações sobre pintura do Monge Abóbora-Amarga, o que pode ser considerado o seu texto mais importante. Reflexo de uma vida inteira dedicada à pintura,As anotações, escrito com base nas grandes correntes do pen samento chinês - confucionismo, taoismo e budismo, além da literatura escrita pelos próprios pintores e estetas -, revela-se uma obra filosófica cuja principal preocupação não é a pintura ou os pintores, mas o Ato do Pintor. Mas como compreender pens amentos e reflexões tão distantes de nossa cultura? Por meio de um trabalho minucioso de aproximação, com explicações e comentários detalhados sobre as teorias e as práticas pictóricas chinesas. Foi o que fez o sinólogo belga Pierre Ryckmans ao escre ver notas para cada um dos 18 capítulos do texto, tornando sua leitura compreensível aos não iniciados. Poético, situando a criação pictórica no mesmo nível da criação cósmica, o tratado de Shitao nos faz mergulhar na maior tradição de pintura paisag ística da história: a pintura de paisagem do antigo Império do Meio.
Código: |
9788526808829 |
EAN: |
9788526808829 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Especificação |
Autor |
Pierre, Ryckmans |
Editora |
UNICAMP |
Ano Edição |
2010 |
Número Edição |
1 |