Uma estrutura móvel pode se transformar num ambiente cultural? Criado pela artista Fabiana de Barros em 1998, quando participava de um intercâmbio artístico entre a Suíça, o Brasil e a França, em João Pessoa, Paraíba, o Fiteiro Cultural tinha a inten ção de ser um espaço ideal, capaz de se transformar em ateliê, palco, espaço de exposições ou local propício para descanso, leitura e reflexão. Desde então, o Fiteiro Cultural, esse quiosque com múltiplas possibilidades de aberturas, configurações e posições, percorreu inúmeras cidades mundo afora, colhendo resultados tão distintos quanto podem ser as comunidades que o acolheram: Grécia, Suíça, Armênia, Estados Unidos, Cuba, Portugal, França, Itália, Palestina, Alemanha e, de maneira perene, se estabeleceu no espaço virtual Second Life. A segunda edição de Aberto [Open]: Fiteiro Cultural reinterpreta e atualiza a obra que lhe deu nome. O livro segue fortalecido em sua função de registrar, analisar e exibir a memória visual da estrutura e do impacto do Fiteiro Cultural nas cidades por onde passou e nas pessoas que se dedicaram a refletir sobre ele. Can a movable structure be turned into a cultural environment? Created by artist Fabiana de Barros in 1998, when she took part in an artist ic exchange between Switzerland, Brazil, and France, in João Pessoa (state of Paraíba), the Fiteiro Cultural had the intention of being an ideal space, capable of transforming into an atelier, a stage, an exhibition venue, or a place suited for resti ng, reading, and thinking. Since then, the Fiteiro Cultural, this kiosk with multiple possibilities of openings, configurations, and positions, has travelled to several cities worldwide, obtaining results as diverse as the communities that welcomed i t: Greece, Switzerland, Armenia, United States, Cuba, Portugal, France, Italy, Palestine, Germany, and perennially established in the virtual space Second Life. This second edition of Aberto [Open]: Fiteiro Cultural reinterprets and updates the work whose name it bears. The book was strengthened in its function of recording, analyzing, and displaying the visual memory of the structure and the impact of the Fiteiro Cultural in the cities it has visited and on the people that dedicated their refle ction to it.